SAÚDE

MS libera vacinação contra gripe para toda a população a partir de 6 meses de idade

Decisão foi tomada após aumento expressivo de casos e mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave; capital já declarou emergência em saúde pública

A partir desta terça-feira (13), toda a população de Mato Grosso do Sul com idade a partir de 6 meses já pode se vacinar contra a gripe. A ampliação da campanha foi determinada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) diante do aumento preocupante nos casos e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado, principalmente entre crianças e idosos.

Até a 19ª semana epidemiológica, MS registrou 2.708 casos de SRAG e 203 mortes. Do total, 586 casos foram confirmados para Influenza, resultando em 68 óbitos, sendo 79,4% deles entre idosos hospitalizados. Essa faixa etária representa quase metade das internações (48,70%), seguida por crianças entre 1 e 9 anos (26,80%).

Campo Grande, a capital do estado, decretou situação de emergência em saúde pública devido à superlotação das UTIs neonatal e pediátrica. Desde o início da campanha, mais de 410 mil doses foram aplicadas, colocando MS como o estado com maior cobertura vacinal do país, segundo o Ministério da Saúde. Ainda assim, a cobertura entre os grupos prioritários está abaixo do ideal: apenas 29,89%.

“O avanço da gripe e a sobrecarga no sistema de saúde exigem ação rápida. A vacina é gratuita, segura e salva vidas. Contamos com o apoio dos municípios para alcançar toda a população”, destacou o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa.

Os municípios devem seguir as orientações da Nota Técnica nº 03/2025, já disponível, para operacionalizar a vacinação do novo público-alvo. A SES reforça que a imunização está disponível em todas as unidades de saúde do estado.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar as noticias do FourNews

Foto : Saul Schramm / GOV MS


Deixar um Comentário