Medida tomada após foco de gripe aviária em granja do Rio Grande do Sul afeta unidades de Mato Grosso do Sul, incluindo Seara Alimentos em Sidrolândia

A cidade de Sidrolândia, em Mato Grosso do Sul, foi uma das impactadas pela recente suspensão das exportações de carne de frango para a China, determinada após a confirmação de um foco de gripe aviária em granja comercial no Rio Grande do Sul. A medida, que entrou em vigor no último sábado (17), afeta frigoríficos de todo o Brasil, incluindo a unidade da Seara Alimentos Ltda em Sidrolândia.
A China, maior importadora de carne de frango brasileira, impôs a suspensão a 59 unidades de diferentes estados, com o objetivo de conter a propagação da doença. A suspensão atinge três frigoríficos de Mato Grosso do Sul: BRF S.A. em Dourados, Bello Alimentos Ltda em Itaquiraí e Seara Alimentos Ltda em Sidrolândia, impactando uma das indústrias mais importantes do estado.
A medida foi tomada após o Brasil informar oficialmente sobre a detecção de gripe aviária em uma granja no município de Montenegro (RS) no dia 15 de maio. Desde então, o Ministério da Agricultura está em ação com vistorias e medidas de contenção. No raio de 3 km da granja afetada, 29 das 30 propriedades já foram inspecionadas, e o plano de contingência segue em andamento.

O governo brasileiro mantém a esperança de que a suspensão seja restrita ao Rio Grande do Sul, com negociações em curso com as autoridades chinesas. Até o momento, a China ainda não se manifestou sobre a possibilidade de regionalizar a decisão.
A suspensão das exportações tem um grande impacto econômico, já que, entre janeiro e abril de 2025, a China importou 192 mil toneladas de carne de frango brasileira, gerando US$ 455 milhões em receitas para o Brasil. O Ministério da Agricultura destaca que todas as medidas previstas no plano de contingência estão sendo executadas de forma eficaz e que a situação está sob controle.
Em Sidrolândia, o impacto é significativo, pois a unidade da Seara Alimentos Ltda é um dos maiores empregadores da região. A suspensão, portanto, não afeta apenas o comércio internacional, mas também a economia local, que depende de atividades como a produção de carne para exportação.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar as noticias do FourNews
Fotos: Agência Brasil
Deixar um Comentário
Você precisa fazer login para postar um comentário.