Com 56,5 km de extensão, projeto do DNIT prevê viadutos, ciclovia, retornos e interseções para melhorar mobilidade em um dos principais eixos logísticos de Mato Grosso do Sul

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou nesta sexta-feira (30), no Diário Oficial da União, o aviso de licitação para a duplicação do trecho da BR-060 que liga Campo Grande a Sidrolândia, em Mato Grosso do Sul. A obra contempla 56,5 quilômetros de pista dupla e marca um avanço significativo para o desenvolvimento logístico da região.
O edital prevê a contratação de uma empresa especializada para a elaboração de estudos, projetos básicos e executivos de engenharia. As propostas devem ser entregues até o dia 30 de maio, com abertura marcada para 23 de julho de 2025, às 10h, por meio de concorrência eletrônica.
O projeto de duplicação abrange o trecho entre os quilômetros 367,9 e 423, com alargamento da pista em cinco metros para cada lado. Um canteiro central será construído entre os km 423 e km 424,4, justamente na entrada de Sidrolândia, reforçando a segurança e o fluxo viário.
Atualmente, a rodovia possui apenas uma faixa de rolamento em cada sentido, com 3,5 metros de largura e acostamentos de 2,5 metros, o que limita a capacidade de tráfego e representa um risco maior de acidentes, especialmente em horários de pico.
Obras estruturais e melhorias planejadas:
O projeto contempla ainda uma série de intervenções estruturais importantes, como:
- Construção de uma interseção no entroncamento com o anel rodoviário na saída de Campo Grande, integrada à duplicação da BR-262;
- Viaduto no km 369,2, nas proximidades do Frigorífico JBS;
- Implantação de ciclovia de 1,3 km entre a rotatória da saída de Campo Grande e o viaduto JBS;
- Retornos a cada 5 quilômetros para facilitar o tráfego local;
- Interseções nos km 379, 406,5, 414 e 420;
- Viadutos sobre ferrovias, córregos e acessos estratégicos, como o quartel dos Bombeiros de Sidrolândia.
A BR-060 é uma das principais rotas de escoamento da produção agropecuária do estado, ligando importantes centros logísticos e industriais. A duplicação deve reduzir o número de acidentes, aumentar a fluidez do tráfego e impulsionar o desenvolvimento regional ao longo do trecho.
Sob a responsabilidade direta do DNIT, a expectativa é de que o projeto traga benefícios duradouros à economia e à segurança viária do Mato Grosso do Sul, especialmente para Sidrolândia, que ganha uma nova porta de entrada mais moderna, segura e eficiente.
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Foto : Saul Schramm
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