Empresários e servidores da SED/MS são suspeitos de esquema que movimentou mais de R$ 20 milhões; PF cumpre mandados em MS e RJ

Na manhã desta quarta-feira (21), a Polícia Federal deflagrou a Operação Vox Veritatis com o objetivo de combater possíveis fraudes em licitações envolvendo recursos públicos federais destinados à Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS).
Segundo as investigações, somente dois dos contratos sob suspeita somam mais de R$ 20 milhões. A apuração indica que empresários, em conluio com servidores públicos da SED/MS, fraudaram procedimentos licitatórios, elevando de forma irregular os custos das contratações.
De acordo com a PF, os fornecedores que possuíam atas registradas em outros órgãos públicos tinham a garantia de que seriam contratados pela SED/MS. Em troca, pagavam uma comissão de 5% sobre o valor contratado aos empresários intermediários, que, por sua vez, repassavam parte desses valores aos servidores públicos envolvidos.

A ação desta quarta-feira é um desdobramento das Operações Mineração de Ouro e Terceirização de Ouro, realizadas anteriormente pela Polícia Federal. Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão nos estados de Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.
Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, corrupção, lavagem de dinheiro, além de outras infrações relacionadas a fraudes em licitações e contratos públicos.
O nome da operação, “Vox Veritatis”, é uma expressão em latim que significa “voz da verdade”.
A Polícia Federal segue com as investigações para aprofundar a apuração dos fatos e identificar todos os envolvidos no esquema.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar as noticias do FourNews
Foto de Capa : Reprodução
[…] a Operação Vox Veritatis, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (21), um cofre cheio de dinheiro foi […]