POLÍTICA

Projeto de Paulo Corrêa que permite regularização de débitos durante blitz é aprovado por unanimidade

Medida evita apreensão de veículos e acúmulo de dívidas; proposta segue para sanção do governador Eduardo Riedel

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, em 2ª discussão e por unanimidade, nesta terça-feira (20), o projeto de lei do deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) que autoriza a regularização imediata de débitos de veículos, como IPVA e Licenciamento, durante abordagens em blitz de trânsito.

A proposta visa evitar que veículos com pendências sejam removidos ao pátio do Detran, o que gera custos elevados e, muitas vezes, resulta na perda definitiva do bem pelos proprietários.

“O contribuinte merece a oportunidade de regularizar a situação de forma imediata, sem que o veículo seja apreendido e acumule mais dívidas. A remoção ao pátio do Detran gera encargos financeiros impagáveis”, afirmou Paulo Corrêa.

Pelo texto aprovado, o condutor poderá quitar os débitos no ato da abordagem, utilizando sistemas bancários eletrônicos. A medida será aplicada apenas quando a única irregularidade constatada for o atraso no pagamento de taxas. O veículo será liberado somente após a comprovação do pagamento e o cumprimento de todas as exigências legais.

Para garantir a efetividade da lei, o projeto prevê a disponibilização de dispositivos ou equipamentos que permitam o pagamento no local, desde que haja viabilidade técnica.

Paulo Corrêa destaca que a proposta é uma proteção ao cidadão:

“Facilita a regularização de pendências e evita o acúmulo de dívidas desnecessárias. É bom para o poder público, que arrecada, e bom para o condutor, que evita prejuízos.”

Importante destacar que a medida não afasta as demais penalidades, como multas e pontos na carteira. Além disso, veículos envolvidos em ilícitos penais ou com pendências judiciais continuarão sendo removidos.

A redação final da matéria ainda será analisada antes de ser enviada para sanção do governador Eduardo Riedel.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar as noticias do FourNews

Foto : Divulgação

Deixar um Comentário